Um pouco sobre nós...

Nossa equipe

Nossa equipe

A Universidade do Estado de Mato Grosso câmpus Universitário Professor Eugênio Carlos Stieler, em Tangará da Serra destaca-se por contar com o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão  em Biologia (NEPEBIO), criado oficialmente em 2019. Desde sua criação, o núcleo assumiu o compromisso com a formação docente, a valorização da cultura, da produção científica e da divulgação dos trabalhos da universidade à comunidade externa, a articulação entre escola e universidade.

Alguns docentes a ele vinculados estão na universidade desde 2006, e em pouco tempo de convivência sentiram a necessidade de iniciar grupos de estudos com os acadêmicos do curso de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas, a fim de estruturar grupos de pesquisa e extensão, independente de fomento externo. Estas ações, que começaram isoladamente, foram solidificando-se, apresentando positivos resultados, com estudantes interessados em aprofundar os conhecimentos científicos para além das disciplinas regulares do curso de graduação.

A partir disso, este grupo de professores buscou reunir suas ações e formar o Núcleo de Educação em Ciências Tabebuia aurea (NECTAR) em 2009, e mais tarde em 2019 para expandir as atividades que já vinham realizando, evoluiu para  NEPEBIO, incluindo pesquisa e extensão ao núcleo, focando seu trabalho: nas pesquisas específicas de cada docente-pesquisador, com participação ativa de estudantes de graduação (Controle Biológico, Etologia, Ecologia de Insetos Sociais e Educação em Ciências); na divulgação científica (através da produção de textos com os discentes que participavam dos grupos de estudo e elaboração de artigos e livros pedagógicos, paradidáticos e de atualização científica para docentes da escola básica, em fase de finalização para enviar a possíveis editoras interessadas) e na formação docente.


É pertinente ressaltar que este Núcleo tem tido participação ativa de estudantes de graduação, tanto nos grupos de estudos, quanto nas equipes de organização dos eventos e cursos promovidos pelo Núcleo. Mesmo após a finalização do curso de Graduação, estes estudantes seguem participando das atividades. 

Alessandra Regina Butnariu
lattes.gif
servletrecuperafoto (2).gif

Professora Adjunta nível 4 da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), na área de Zoologia. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1995), Mestre em Ciências Biológicas, área de concentração em Zoologia, pela Universidade Federal do Paraná (1998) e Doutora em Agronomia, área de concentração em Fitossanidade, pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Tem experiência nas áreas de Zoologia.

Angélica Massarolli
lattes.gif
servletrecuperafoto (3).gif

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso campus de Tangará da Serra (UNEMAT/CUTS). Mestre e Doutora em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi professora da educação básica do estado de Mato Grosso e professora interina nos cursos de Ciências Biológicas e Agronomia da UNEMAT/CUTS e também foi tutora a distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do Curso de Ciências Biológicas. Atualmente é professora Interina da UNEMAT.

Diones Krinski
lattes.gif
servletrecuperafoto.gif

Tem Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Tangará da Serra, UNEMAT/CUTS (2001-2005). É mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade, pela Universidade Federal do Mato Grosso, UFMT (2006-2008). Possui doutorado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná, UFPR (2010-2014). Foi bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD-CAPES) (2015-2016) com supervisão do professor Dr. Luís Amilton Foerster (UFPR). Desde 2016 é professor efetivo do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Tangará da Serra (UNEMAT/CUTS).

Hilton Marcelo de
Lima Souza
lattes.gif
servletrecuperafoto (1).gif

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Mato Grosso - UNEMAT (2007), especialização Lato Sensu em Educação Ambiental pela Universidade Castelo Branco - UCB (2008), mestrado em Ciências Ambientais pela UNEMAT (2010) e doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) (2015). Atualmente é Professor Adjunto II do Departamento de Ciências Biológicas da UNEMAT, Campus de Tangará da Serra, área: Biologia geral e estratégicas lúdicas no ensino de Ciências e Biologia.